12 de novembro de 2017

Ascese Infantil - Santa Missa


Glória Regi
Edição de 1954  - 63 págs

Recorte as figuras do livro, colocando nas páginas adequadas


ÀS MÃES E CATEQUISTAS
Considerando que muitas crianças fazem a Primeira Comunhão sem a devida compreensão do que se passa no altar durante o Santo Sacrifício da  Missa — ação primordial desse belo dia — compusemos este folheto de ascese infantil. Desejamos na preparação catequética iniciar o neo-comungante no ato mais sublime do culto sagrado. Tomará ele assim parte mais ativa no Santo Sacrifício que, pelas mãos do Sacerdote, Cristo oferece ao Pai Celeste.
Para ajudá-lo a perseverar na prática dos exercícios de piedade, seria desejável que ele continuasse a servir-se deste folheto durante algum tempo após a Primeira Comunhão. Habituar-se-á a fazer da Santa Missa o centro de sua vida, fonte na qual receberá copiosas graças.
No culto de adoração, ação de graças, impetração e  satisfação prestados por Cristo Nosso Senhor à Santíssima Trindade, encontrará poderoso meio de santificação.
A Mãe ou a catequista poderá ensinar à criança a servir-se deste livrinho. Seria de grande vantagem formar grupos nos colégios, provocando estímulo entre alunos. A professora ajudará as crianças na preparação de um altarzinho na classe, enfeitando-o com variadas flores. Organizará — de vez em quando — uma pequena procissão, fazendo as crianças colocarem na patena, ao som de cânticos piedosos, hostiazinhas  recortadas em papel-cartão branco. Procure um meio de fazer compreender às crianças que esta hóstia representa sua própria vida com tudo que desejarem entregar a Deus. Diversas vezes renovará esses exercícios com os neo-comungantes e meninos do catecismo de perseverança.
Ensine-lhes que nos tempos primitivos da Igreja, no momento do Ofertório da Missa, os cristãos ofereciam pão, vinho, cera, frutas e o que desejavam levar de casa para sustento do Bispo, do Padre e dos pobrezinhos que a Santa Igreja, em todos os tempos, protegeu como filhos muito queridos.
Com esta preparação poderá obter-se ótimos resultados no acréscimo de piedade  entre os pequeninos tão amados de Nosso Senhor, concorrendo a catequista, destarte, para sólida formação cristã dos seus alunos.
Em todas as coisas seja deus glorificado.
Glória Regi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo