15 de outubro de 2016

Mestra de Vida Espiritual - Personalidade - Escritos

Frei Jesus Castellano Cervera, OCD
Edição de 1996 - 192 págs


Introdução
O estudo e a leitura das obras de Santa Teresa de Jesus necessitam de uma adequada introdução. Mesmo que a Santa tenha hoje e tenha tido leitores assíduos das suas obras e foi traduzida nas principais línguas do mundo - compreendidas aquelas que podem parecer mais exóticas como o japonês, o coreano, o turco, o tamil , o grego - uma melhor compreensão de sua pessoa, da sua doutrina e da sua mensagem necessitam de uma primeira aproximação metodológica para superar os inconvenientes que às vezes podem surgir na sua leitura e indicar as chaves de leitura de uma mensagem que mesmo sendo atual tem necessidade mediação do estudo científico e da interpretação teológica, espiritual e pastoral.
É mesmo uma introdução à leitura de Santa Teresa o que pretendo fazer com estas páginas seguindo a tradição de outros professores que me antecederam no ensinamento de Santa Teresa na Pontifícia Faculdade do Teresianum.
Estas páginas são devedoras também de seus ensinamentos, em especial das orientações e dos estudos do Frei Tomás Álvarez. Por isso, especialmente em alguns capítulos da primeira parte, não renunciamos a elaborar algumas suas páginas e inseri-las na tratação sistemática, para que não se percam preciosos fragmentos de sabedoria teresiana que tanto ajudam a descobrir a pessoa, o estilo e o gênio de Teresa de Jesus.
Na economia de um curso sistemático dividimos a tratação em três partes. Na primeira queremos apresentar a figura de Teresa de Jesus, a sua biografia, os seus escritos. Na segunda parte oferecemos uma introdução as suas obras maiores: Vida, Caminho de Perfeição, Castelo Interior. Na terceira parte, enfim, enfrentaremos algumas temáticas da teologia espiritual teresiana com estudos monográficos sobre a oração, o mistério de Cristo, a Virgem Maria, a santidade apostólica. Para outras temáticas o leitor encontrará indicações na bibliografia geral.
A falta de livros de introdução a Santa Teresa de Jesus em língua portuguesa nos aconselhou a seguir este método expositivo e a escolhe os conteúdos, acrescentando no fim de cada capítulo a bibliografia oportuna.
Roma, fevereiro de 1996.

MESTRA DE VIDA ESPIRITUAL
PERSONALIDADE
ESCRITOS
TEMAS DE ESPIRITUALIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo