17 de maio de 2016

Catequese dos Pequeninos 2 - Mons. Negromonte

2o. Ano Primário
Mons. Álvaro Negromonte
Edição de 1956 - 81 págs


AOS PROFESSORES
1. Quem já conhece o meu método catequético sabe que ele se baseia numa história (fato ou parábola do Evangelho), donde sai a doutrina, na qual se fundamenta a formação. Esta, que é afinal a suprema preocupação do Catecismo, desdobra-se em 4 pontos: 1) dever, que são as obrigações da vida cristã; 2) conselho, que são atos de mera devoção; 3) apostolado, que é o cuidado da salvação do próximo; 4) liturgia, que é o culto da Igreja, comunitário por natureza, e no qual, por isso mesmo, nos devemos integrar.

2. Só é completa a lição que realiza este esquema. Ficarmos na história ou na doutrina, seria deter-nos a meio caminho, pois o termo é precisamente a vida. Por isso, as minhas lições vão à prática, envolvendo os 4 pontos da formação.
3. Sendo a inteligência a faculdade mestra do homem, vamos diretos à inteligência: a leitura, dando a história e a doutrina, deve ser entendida. Feita a leitura, vem a verificação, através do questionário, em cada lição, apelando-se mais para a inteligência que para a memória. O que for bem entendido será facilmente conservado.
4. Seguem-se os exercícios, cuja importância nunca será demasiado encarecida. Por vários motivos:
a) integram a lição, que ficará muito incompleta sem eles ;
b) constantemente é neles que se completam os 4 pontos de formação;
c) dão maior prazer às crianças — o que não se deve desprezar no ensino religioso;
d) constituem excelente aprendizagem para a Ação Católica, com seus métodos do "ver, julgar e agir" —pois sou dos que acham a capacidade de julgar o ponto fundamental da educação.
Gravíssimo erro seria eliminá-los, sob qualquer pretexto. Pelo contrário: devemos multiplicá-los até. Outras atividades, que o livro não pode dar — álbuns, cartazes, dramatizações, excursões —, serão praticadas com agrado e proveito. As recapitulações, orais ou escritas (em forma de testes), serão muito úteis, algumas vezes ao ano.
5. Cada lição termina com uma pergunta e sua resposta, para o aluno decorar. Deste modo evitamos os inconvenientes do sistema e lhe aproveitamos as vantagens. É que perguntas e respostas não devem ser ponto de partida, mas de chegada — quando a doutrina, já apreendida, vai ser conservada numa fórmula completa.
6. Feito o que estiver em nós, confiemos do Divino Catequista, a Quem não cessaremos de pedir luzes e forças para nós e nossos alunos, certos de que Ele as tem copiosas e escolhidas para os que se consagram a firmar nos corações das crianças o seu Reino de amor.
Rio, 1956.
Padre Álvaro Negromonte
~ * ~
ÍNDICE GERAL
AOS PROFESSORES
1.ORAÇÕES
2. DEUS CRIOU TUDO
3. OS ANJOS
4. PECADO ORIGINAL
5. O SALVADOR
6. O MENINO JESUS
7. O BATISMO
8. SER BOM COM OS OUTROS
9. AS BODAS DE CANA
10. JESUS MULTIPLICA OS PÃES
11. O MORTO FICOU VIVO
12. REZAR
13. JESUS NOS SALVOU
14. A RESSURREIÇÃO
15. AS LÍNGUAS DE FOGO
16. A IGREJA
17. A MISSA
18. OUVIR MISSA
19. PECADO
20. A CONFISSÃO
21. COMO NOS CONFESSAMOS
22. MANDAMENTOS

2 comentários:

Unknown disse...

Prezados, acho que link desta obra não está funcionando

A_Católica disse...

Salve Maria!

Informo-lhe que não há problemas com este link que está ativo e funcionando normalmente,

Saudações

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