RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

09 dezembro, 2015

Síntese da Teologia Católica Volumes I e II

Prof. da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Volume I - A Caminho da Verdade Suprema
Livro de 1956 - 738 págs
Volume II - O Cristianismo
Livro de 1963 - 551 págs

O CONHECIMENTO HUMANO
A ALMA HUMANA
A EXISTÊNCIA DE DEUS
O PROBLEMA RELIGIOSO
A REVELAÇÃO
O MILAGRE

PREFÁCIO

Não basta conhecer o bem para praticá-lo. Conhecê-lo, contudo, é para isso condição indispensável. Vacila a vontade, quando a inteligência não ilumina o caminho. Chegada a um certo grau de madureza, principalmente se enriquecida por uma cultura superior, sente a razão humana que se deve a si mesma um estudo sério dos motivos racionais e científicos em que descansam as suas convicções.
Auxiliar neste estudo, eis a finalidade a que aspira esta Síntese da Teolocia Católica. É dirigida aos adultos e jovens esclarecidos. Há tantos crentes cultos, que uma instrução religiosa deficiente deixa expostos a todas as crises. Há tantas almas retas, em que não brilha ainda a luz da fé, mas cuja vontade sincera busca a verdade.
Nunca talvez como em nossos dias sentiram os homens uma necessidade tão urgente da verdade. Não destas verdades que a Ciência nos fornece, arrancando cada dia à natureza
novos segredos e forças espantosas. Nada mais perigoso do que a ciência em mão de uma consciência desorientada e a serviço de uma vontade esquecida do seu destino. Eis porque treme a humanidade e procura mais para o alto a verdade salvadora e a doutrina segura.
Esta verdade salvadora é a Verdade Suprema, é a Palavra de Deus. Confiou Deus a sua Palavra à Igreja por Ele fundada e acreditada entre os homens com credenciais divinas.
Antes, portanto, de expormos o ensino autorizado da Igreja, o Dogma, a Moral, a Graça e os Sacramentos, devemos reconhecer o valor destas credenciais. Isso porém nos seria impossível, sem umas verdades fundamentais, a que a teologia dá o nome de PREÂMBULOS DA FÉ, porque conduzem ao "juízo de credibilidade", i. é, à persuasão racionalmente certa do fato da Revelação divina, que toma racional a adesão certa e irrevogável do ato de fé.
São elas que constituem o CAMINHO PARA A VERDADE 8UPREMA e que vamos percorrer conduzidos pela razão.
Todas as ciências são divulgadas em manuais cada vez mais profundos e mais técnicos. Porque deveria o ensino religioso ser o único a se apresentar sempre com uma veste elementar? Por isso, visando suscitar convicções profundas acerca dos máximos problemas do homem, adotamos o método escolástico, sob a guia do Anjo da Escola, Sto. Tomás de Aquino: método e guia repetidas vezes louvados e recomendados pelo Magistério Supremo da Igreja, como ainda Ultimamente por Sua Santidade Pio XII, na sua magistral Encíclica “Humani Generis”. Não é método para leitura apressada, mas para estudo meditado. Não esmoreça porém o leitor benévolo, com as dificuldades iniciais. Bem cedo será premiada a sua perseverança com as idéias claras adquiridas, com as demonstrações tranqüilizadoras, com o esclarecimento de suas dúvidas e com uma formação mais sólida na sua inteligência.
Mas há também ressonâncias íntimas da alma sincera que ecoam na consciência. Queira a Verdade Suprema fazer vibrar estas ressonâncias em meditações recolhidas, para que a adesão intelectual às evidências seja acompanhada pelo assentimento prático da vontade, numa vida orientada para a fonte eterna de toda Verdade e de toda Felicidade.
PEDRO CERRUTI, S. J.
Rio, 24-X-54

Em sua Origem Histórica e Divina

PREFÁCIO
Decepcionados por tantos falsos “messias”, embalados por tantas promessas utópicas e tantas teorias enganadoras, despertaram os povos em sobressalto perante apocalípticas ameaças. Procuram, ansiosos e impacientes, rumos novos e reformas radicais, que devolvam a um mundo revolto a paz, o bem estar e a segurança.
Alguns, seduzidos pelas modernas e maravilhosas conquistas da ciência, “à semelhança dos construtores da torre de Babel, sonham com uma inconsistente ‘divinização do homem' apta e suficiente para todas as exigências da vida física e espiritual". (Pio XII, Mensagem de Natal de 1955). É um puro sonho. A ciência e a técnica poderão proporcionar novas e maiores comodidades, novos domínios sobre as forças da matéria. Não podem, porém, dar à vida humana seu pleno e verdadeiro sentido, nem mesmo aliviar os temores presentes, nascidos precisamente da posse destas tremendas forças.
Há uma presença, ignorada ou excluída de muitas legislações e da vida pública, como de muitas vidas particulares, que falta ao mundo: JESUS CRISTO. Somente nele, com ele e por ele pode a humanidade achar a segurança e seu destino temporal e eterno. Volte entre os homens o Homem-Deus, Rei reconhecido e obedecido. (Pio XII, ibidem).
Mas quantos juízos opostos foram formulados a respeito de Cristo! Socialistas e comunistas há, que querem ver nele um precursor, porque condenou todas as injustiças. Para não poucos filósofos e historiadores das religiões, é um moralista incomparável, o maior dos filhos dos homens, mas um simples homem do seu tempo, cujas idéias exigem agora uma revisão.
Centenas de aglomerações religiosas proclamam-se seus discípulos, mas têm da sua pessoa conceitos diferentes.
Colocado a priori o pressuposto arbitrário da impossibilidade do sobrenatural, do mistério e do milagre, as narrativas evangélicas e os outros documentos são mutilados, "solicitados" e reconstruídos, dando de Cristo e do Cristianismo tantas “variações”, tantos resíduos diversos, quantos são os sistemas e as seitas.
Tal discordância de opiniões, além das suas repercussões na outra vida, divide os homens em grupos rivais e os impede de conjugarem seus esforços para o verdadeiro progresso da humanidade. (Pinard de la Boullaye, Jésus et l'Histoire, I Conf.).
Cada vez mais prementes e de todos os quadrantes, levantam-se apelos para a união. Mas uma união eficaz só pode ser concebida no culto do verdadeiro Cristo, Messias e Filho de Deus, e na obediência total a suas leis. E o verdadeiro Cristo, como o verdadeiro Cristianismo, encontram-se com a análise objetiva das Fontes genuínas, respeitando as legítimas exigências da critica histórica, e com a verificação imparcial das garantias e credenciais divinas, que Jesus de Nazaré e sua religião nos apresentam.
É este encontro que constitui a finalidade do presente volume.
Possam suas páginas auxiliar as almas retas, tão numerosas, na sua pesquisa da verdade; possam fortalecer nos cristãos convicções inabaláveis.
Acrescente Nosso Senhor a sua graça, que penetrando as almas ilumine as inteligências e mova as vontades à prática perfeita e à difusão do genuíno Cristianismo, única solução eficaz para a crise do mundo moderno, caminho único de salvação, que Jesus Cristo, o Messias verdadeiro e o Filho de Deus, veio ensinar aos homens.

__________
OBS.: Os arquivos outrora disponibulizados pelo Obras Católicas, agora estão presentes aqui reformatados para facilitar o download e a leitura.

4 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de alertar que o link para o primeiro volume da Síntese está quebrado. O segundo link, no entanto, funciona perfeitamente.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Link retificado,

Saudações!

Jefferson Passos disse...

Quero baixar o livro 😃

Alexandria Católica disse...

Fique a vontade para baixar os PDFs que desejar, Jefferson, e quando puder, não deixe de ajudar este apostolado, doando qualquer valor para que possamos mantê-lo ativo com mais obras para muitos,

Deus lhe pague,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html