1 de junho de 2015

Sagrado Coração de Jesus segundo Sta. Gertrudes

Pe. Dr. André Prévot
da Congregação dos Padres do Sagrado Coração
Livro de 1937 - 319 págs


PREFÁCIO
DO AUTOR
Que é que nos propomos nesta modesta obra dedicada a Sta. Gertrudes e ao Sagrado Coração de Jesus?
Propomo-nos ajudar algumas almas — e já certo número se serviram do nosso manuscrito com resultados que podem animar-nos — propomo-nos ajudar algumas almas a ver melhor e melhor gostar o quanto o Coração de Jesus é bom, afim de que essas almas de boa vontade, sentindo-lhe a ternura infinita que as solicita, se decidam a corresponder plenamente ao desejo tão premente que ele tem de amá-las e de ser por elas amado, e sem temor como sem reserva, se abandonem amorosamente a ele para sempre.
Propomo-nos imprimir nos corações daqueles que nos quiserem ler bem, alguma daquelas palavras de Sta. Gertrudes a que Nosso Senhor prometeu ligar uma graça toda particular, palavras que penetram a alma de unção suavíssima e que podem vir a ser boa riqueza espiritual para toda a vida. Propomo-nos proporcionar ao Coração do nosso bom Salvador alguns amigos a mais, que lhe honrem a amizade pela sua confiança e fidelidade, a exemplo da nossa cara Santa; alguns consoladores a mais, que, como ela, tomem a peito os seus divinos interesses, que procurem agradar-lhe sinceramente e indenizá-la das ingratidões do mundo; que, pela oração, e pelo sacrifício trabalhem em por balsamo nas feridas que lhe são feitas. Propomo-nos finalmente proporcionar á Igreja de Jesus Cristo, segundo o nosso fraco poder,alguns defensores a mais, que pela dedicação á vida de intercessão, de amor, de reparação, ajudem essa Mãe Santa a alcançar misericórdia para os pobres pecadores, a reparar as perdas incessantes de seus filhos, a cobrir pelos louvores do amor o concerto horrendo das blasfêmias da impiedade.
E a quem oferecemos esta humilde obra?
A todos os amigos do Coração de Jesus que se regozijam sempre, num sentimento de caridade cordial com aquilo que pode contribuir para fazer conhecer e amar esse adorável Coração.
Aos amigos de Sta. Gertrudes, cujo número vai sempre crescendo na Igreja de Deus; aos que se rejubilam de ver realizar-se a respeito dela o voto do Santo e piedoso padre Faber: “Possa Gertrudes tornar-se entre nós, para ai ser o que foi outrora, o Profeta e o Doutor da vida interior!" (Tudo por Jesus, cap. VIII, § VIII) ; aos que creem nas promessas que Nosso Senhor fez a essa privilegiada do seu Coração, e que já, mais de uma vez, por doce experiência, sentiram nos escritos dela uma luz e unção que não encontravam alhures.
Oferecemo-lo em fim mui particularmente a essas almas, dia a dia mais numerosas, que, dóceis ao impulso que o Espírito Santo faz sentir à Igreja no nosso século, se dedicam por amor, à Obra da Reparação. Quisemos oferecer-lhes, nas disposições e piedosas industrias que o Coração de Jesus inspirou à nossa meiga Santa, o meio fácil de realizarem em sua vida essa obra que se tornou a mais necessária e mais urgente de todas (1).
Dividimos esta modesta obra em trinta e três leituras, podendo servir de mês do Sagrado Coração: esperamos que sob esta forma terá ela em toda parte mais fácil acesso e poderá, com a graça de Deus, convir mais especialmente a todos os amigos do Sagrado Coração de Jesus, a todas as almas reparadoras do mundo, do claustro ou do santuário. Agradeceremos a Deus si, por intercessão de Sta. Gertrudes e pela misericórdia do Coração de Jesus, conseguirmos proporcionar a essa cara Santa o complemento dos seus desejos, afim de contribuirmos para o consolo do nosso bom Mestre, afim de trazermos o nosso quinhão de socorro a Igreja, nossa Mãe.
Ó boa e meiga Santa, que tanto desejais que a leitura dos vossos escritos sirva cada vez para glorificar o Coração de Jesus, e para provocar incessantemente novas ações de graças pelos favores que Ele vos concedeu, dignai-vos derramar benção copiosa sobre estas páginas que são vossas, afim de que a leitura delas excite as almas a louvarem a bondade do Coração de Jesus e a se darem a ele!
Já que o Salvador prometeu conceder tudo aos que lhe agradecerem as graças que ele vos fez, obtende que em troca dos sentimentos de gratidão e de admiração que lhe expressamos nesta leitura, nos conceda ele amá-lo como vós o amastes, dedicarmo-nos inteiramente a ele como vós mesma, com amor, com paz, com alegria (2).
__________
(1) Ousaremos oferecê-lo, entre outros, aos Associados do Coração de Jesus que nos convida à penitência, em cujas fileiras nós próprios desejamos fielmente combater. Reconhecemos com eles a necessidade predominante da penitência na obra da reparação. Mas esta necessidade em nada diminui a da reparação pelos atos de religião que deve acompanhar a penitência propriamente dita, e todos reconhecem que a penitência deve ser animada pelo amor, pela ação de graças e pela alegria. Ora, nesta obra, é antes nestes dois outros pontos de vista que nos colocamos como completando o primeiro.
(2) Nesta obra, a que pedimos a Nosso Senhor que ligue uma graça de paz e de alegria para toda alma de boa vontade, ficaríamos desolados de perturbar a paz de alguém; rogamos ao leitor que se alarmasse com alguma das expressões de Sta. Gertrudes ou das reflexões que lhes acrescentamos, dignar-se tomá-las no sentido que indicamos nas nossas notas; e deste modo temos a doce confiança de que tudo redundará em maior bem para- todos os amigos do Coração de Jesus.

9 comentários:

Anônimo disse...

excelente!!!

Kênyo Canuto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A_Católica disse...

Amen!

Agradeço suas palavras e, como bem sabemos, o melhor pagamento vem de Deus!

Humildemente pedimos que reze por este apostolado,

Saudações!

Kênyo disse...

Com certeza rezarei. Desde o dia em que encontrei este blog na internet, acredito que ano passado(2014), nunca mais deixei de acessar. Sempre que posso e tenho tempo, estou por aqui baixando alguns livros e lendo. Em uma infinitude de coisas ruins existentes na internet, achar um blog como este, é o mesmo que encontrar um tesouro. Parabéns!!! Desde já, peço a permissão para divulgar o blog. Abraço.

A_Católica disse...

Sim, sim, pode divulgar o mais que puder.

Que as leituras aqui postadas sirvam, cada vez, mais para glorificar nossa Santa Madre Igreja e ajudar almas sedentas de conhecimento e boas leituras!

Agradecemos!

Saudações!

Valéria Lara disse...

Obrigada pelo carinho e dedicação de nos informar bons livros.
Deus te abençõe.

A_Católica disse...

Amen!

Irac disse...

Parabéns, por este blog. Sempre divulgo no facebook esta riqueza que encontramos neste blog.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Irac!

Agradeço suas palavras e peço, encarecidamente, que inclua este apostolado em suas orações e farei o mesmo por vc,

Saudações!

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo