1 de junho de 2015

Sagrado Coração de Jesus segundo Sta. Gertrudes

Pe. Dr. André Prévot
da Congregação dos Padres do Sagrado Coração
Livro de 1937 - 319 págs


PREFÁCIO
DO AUTOR
Que é que nos propomos nesta modesta obra dedicada a Sta. Gertrudes e ao Sagrado Coração de Jesus?
Propomo-nos ajudar algumas almas — e já certo número se serviram do nosso manuscrito com resultados que podem animar-nos — propomo-nos ajudar algumas almas a ver melhor e melhor gostar o quanto o Coração de Jesus é bom, afim de que essas almas de boa vontade, sentindo-lhe a ternura infinita que as solicita, se decidam a corresponder plenamente ao desejo tão premente que ele tem de amá-las e de ser por elas amado, e sem temor como sem reserva, se abandonem amorosamente a ele para sempre.
Propomo-nos imprimir nos corações daqueles que nos quiserem ler bem, alguma daquelas palavras de Sta. Gertrudes a que Nosso Senhor prometeu ligar uma graça toda particular, palavras que penetram a alma de unção suavíssima e que podem vir a ser boa riqueza espiritual para toda a vida. Propomo-nos proporcionar ao Coração do nosso bom Salvador alguns amigos a mais, que lhe honrem a amizade pela sua confiança e fidelidade, a exemplo da nossa cara Santa; alguns consoladores a mais, que, como ela, tomem a peito os seus divinos interesses, que procurem agradar-lhe sinceramente e indenizá-la das ingratidões do mundo; que, pela oração, e pelo sacrifício trabalhem em por balsamo nas feridas que lhe são feitas. Propomo-nos finalmente proporcionar á Igreja de Jesus Cristo, segundo o nosso fraco poder,alguns defensores a mais, que pela dedicação á vida de intercessão, de amor, de reparação, ajudem essa Mãe Santa a alcançar misericórdia para os pobres pecadores, a reparar as perdas incessantes de seus filhos, a cobrir pelos louvores do amor o concerto horrendo das blasfêmias da impiedade.
E a quem oferecemos esta humilde obra?
A todos os amigos do Coração de Jesus que se regozijam sempre, num sentimento de caridade cordial com aquilo que pode contribuir para fazer conhecer e amar esse adorável Coração.
Aos amigos de Sta. Gertrudes, cujo número vai sempre crescendo na Igreja de Deus; aos que se rejubilam de ver realizar-se a respeito dela o voto do Santo e piedoso padre Faber: “Possa Gertrudes tornar-se entre nós, para ai ser o que foi outrora, o Profeta e o Doutor da vida interior!" (Tudo por Jesus, cap. VIII, § VIII) ; aos que creem nas promessas que Nosso Senhor fez a essa privilegiada do seu Coração, e que já, mais de uma vez, por doce experiência, sentiram nos escritos dela uma luz e unção que não encontravam alhures.
Oferecemo-lo em fim mui particularmente a essas almas, dia a dia mais numerosas, que, dóceis ao impulso que o Espírito Santo faz sentir à Igreja no nosso século, se dedicam por amor, à Obra da Reparação. Quisemos oferecer-lhes, nas disposições e piedosas industrias que o Coração de Jesus inspirou à nossa meiga Santa, o meio fácil de realizarem em sua vida essa obra que se tornou a mais necessária e mais urgente de todas (1).
Dividimos esta modesta obra em trinta e três leituras, podendo servir de mês do Sagrado Coração: esperamos que sob esta forma terá ela em toda parte mais fácil acesso e poderá, com a graça de Deus, convir mais especialmente a todos os amigos do Sagrado Coração de Jesus, a todas as almas reparadoras do mundo, do claustro ou do santuário. Agradeceremos a Deus si, por intercessão de Sta. Gertrudes e pela misericórdia do Coração de Jesus, conseguirmos proporcionar a essa cara Santa o complemento dos seus desejos, afim de contribuirmos para o consolo do nosso bom Mestre, afim de trazermos o nosso quinhão de socorro a Igreja, nossa Mãe.
Ó boa e meiga Santa, que tanto desejais que a leitura dos vossos escritos sirva cada vez para glorificar o Coração de Jesus, e para provocar incessantemente novas ações de graças pelos favores que Ele vos concedeu, dignai-vos derramar benção copiosa sobre estas páginas que são vossas, afim de que a leitura delas excite as almas a louvarem a bondade do Coração de Jesus e a se darem a ele!
Já que o Salvador prometeu conceder tudo aos que lhe agradecerem as graças que ele vos fez, obtende que em troca dos sentimentos de gratidão e de admiração que lhe expressamos nesta leitura, nos conceda ele amá-lo como vós o amastes, dedicarmo-nos inteiramente a ele como vós mesma, com amor, com paz, com alegria (2).
__________
(1) Ousaremos oferecê-lo, entre outros, aos Associados do Coração de Jesus que nos convida à penitência, em cujas fileiras nós próprios desejamos fielmente combater. Reconhecemos com eles a necessidade predominante da penitência na obra da reparação. Mas esta necessidade em nada diminui a da reparação pelos atos de religião que deve acompanhar a penitência propriamente dita, e todos reconhecem que a penitência deve ser animada pelo amor, pela ação de graças e pela alegria. Ora, nesta obra, é antes nestes dois outros pontos de vista que nos colocamos como completando o primeiro.
(2) Nesta obra, a que pedimos a Nosso Senhor que ligue uma graça de paz e de alegria para toda alma de boa vontade, ficaríamos desolados de perturbar a paz de alguém; rogamos ao leitor que se alarmasse com alguma das expressões de Sta. Gertrudes ou das reflexões que lhes acrescentamos, dignar-se tomá-las no sentido que indicamos nas nossas notas; e deste modo temos a doce confiança de que tudo redundará em maior bem para- todos os amigos do Coração de Jesus.

11 comentários:

Anônimo disse...

excelente!!!

Kênyo Canuto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A_Católica disse...

Amen!

Agradeço suas palavras e, como bem sabemos, o melhor pagamento vem de Deus!

Humildemente pedimos que reze por este apostolado,

Saudações!

Kênyo disse...

Com certeza rezarei. Desde o dia em que encontrei este blog na internet, acredito que ano passado(2014), nunca mais deixei de acessar. Sempre que posso e tenho tempo, estou por aqui baixando alguns livros e lendo. Em uma infinitude de coisas ruins existentes na internet, achar um blog como este, é o mesmo que encontrar um tesouro. Parabéns!!! Desde já, peço a permissão para divulgar o blog. Abraço.

A_Católica disse...

Sim, sim, pode divulgar o mais que puder.

Que as leituras aqui postadas sirvam, cada vez, mais para glorificar nossa Santa Madre Igreja e ajudar almas sedentas de conhecimento e boas leituras!

Agradecemos!

Saudações!

Valéria Lara disse...

Obrigada pelo carinho e dedicação de nos informar bons livros.
Deus te abençõe.

A_Católica disse...

Amen!

Irac disse...

Parabéns, por este blog. Sempre divulgo no facebook esta riqueza que encontramos neste blog.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Irac!

Agradeço suas palavras e peço, encarecidamente, que inclua este apostolado em suas orações e farei o mesmo por vc,

Saudações!

Almamater disse...

Maravilhoso. Deus lhes pague pelo trabalho de dividir conosco estas perolas preciosas.

Alexandria Católica disse...

Amen!

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo