RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

06 novembro, 2014

Pio XII e os

Michael Chinigo
Livro de 1959 -  458 págs


PREFÁCIO
"Em busca de material para um livro sobre o Vaticano, mais de uma vez encontrei-me na necessidade de consultar as Encíclicas e os Discursos de Sua Santidade o Papa Pio XII.
“Duas dificuldades se me antolharam: a quase inexistência de publicações contendo os escritos e os discursos de certas épocas e a difícil identificação de argumentos tratados mais vezes no correr dos anos.

"Disto nasceu e reforçou-se em mim a determinada idéia de um livro que contivesse quase todas as matérias, às quais Sua Santidade houvesse dedicado Suas atenções, durante seu Pontificado.
"Em mais de um ano de trabalho, li, mais de uma vez, todos os discursos, as Encíclicas e Constituições Apostólicas para "selecionar“ tudo aquilo que deveria ser incluído no volume.
"A seleção foi feita seguindo dois critérios fundamentais: no caso de diversos discursos sobre um mesmo argumento, quando um discurso representava o estudo mais exaustivo, e os demais constituíam uma repetição, a escolha caiu sobre o discurso principal. Diga-se o mesmo a respeito dos demais documentos pontifícios. Nos casos, pelo contrário, em que o Santo Padre tratou vários aspectos do mesmo argumento, em tempos diversos, reuni os diversos enunciados em um só capítulo. Nestes casos, porém, separei o conteúdo de cada discurso ou documento incluídos, com três asteriscos, de modo que o leitor poderá compreender que o argumento foi tratado mais vezes.
"Admirável descoberta: a homogeneidade do pensamento de Sua Santidade através dos anos.
"Para a apresentação a Sua Santidade, deixei no manuscrito a língua original em que os discursos foram pronunciados e os documentos escritos. Isto para que Sua Santidade possa mais expeditamente seguir o critério de seleção e o conteúdo do livro.
"Imploro de Sua Santidade todas as modificações que julgar oportunas em minha obra selecionadora.
“Penso muito humildemente que um vade-mécum completo e conciso do pensamento do Santo Padre sobre argumentos de tão pungente atualidade, como os que Sua Santidade tratou durante o Seu Glorioso Pontifício, possa para muitos ser interessante e útil.
"O parecer autorizado dos editores e religiosos de todo o mundo, por mim interpelados, a propósito, confortou a minha ideia a respeito da utilidade deste livro.
“O índice será em ordem alfabética por matéria visando facilitar a consulta.”

* * *

Este o teor da "Nota Explicativa" a qual foi para mim um espontâneo dever submeter, juntamente com o volume, ao Santo Padre Pio XII, que se dignou fazer chegar até mim, por meio de Sua Excelência Revma.Mons. Ângelo Dell'Acqua, Substituto da Secretaria de Estado de Sua Santidade, a Sua Apostólica Bênção, acompanhada pela expressão de paterna benevolência pelo devoto pensamento que sugeriu a compilação do volume.
É verdadeiramente o caso de dizer que o conteúdo deste livro confirma a eterna vitalidade da Igreja de Deus, pelo que podemos repetir egregiamente a frase do Apóstolo Paulo: “Por isto, de um só homem saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e como a areia inumerável, que está à borda do mar"... (S. Paulo aos Hebreus, XI, 12).
MICHAEL CHINIGO

PREFÁCIO DA 2a. EDIÇÃO
O livro de Michael Chinigo, cuja tradução portuguesa ora apresentamos, havia reunido e catalogado os principais discursos do Santo Padre Pio XII, até o ano de 1954.
Preparando a 2.a edição portuguesa desta valiosa obra, adicionamos em novos capítulos, ou mesmo aos capítulos da edição anterior, o material mais importante que surgiu na documentação pontifícia desde 1954, até o dia 8 de outubro de 1958, fim do pontificado de Pio XII.
Fazemos votos para que a palavra de Pio XII, segura, precisa, e de candente atualidade, verdadeira "Suma Teológica" dos tempos modernos, seja amplamente divulgada. Conhecida, seja prática. Realizada em atos, transforme indivíduos, mentalidades, estruturas e coletividades. Só assim, veremos surgir um mundo mais cristão, um Mundo Melhor.
São Paulo, 10 de fevereiro de 1961.
Padre José Marins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html