RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

11 novembro, 2014

É ela o alicerce do futuro espiritual e social do país...

Abade Jean Viollet
Livro de N/C - 109 págs


PREFÁCIO
É exprimir verdade trivial o falar-se na descristianização da França moderna. Erro é, porém, comum, o querer devassar-lhe as causas nas transformações políticas a que nosso país se submeteu desde a grande Revolução. Os governos são impotentes para mudar a face dos costumes e as más leis só vigoram quando se acumpliciam com os próprios costumes. É o que aconteceu com a França.

As leis anti-familiares foram facilmente, aceitas pelo país porque a descristianização estava, já, latente nas almas.
Ora, de todas as causas de descristianização, a mais grave é, sem dúvida, a perversão moral. Não somente atinge a mocidade antes do casamento, mas alcança os próprios esposos, fazendo-lhes crer que o amor humano se basta a si mesmo, independente de qualquer esforço virtuoso. Pensa a maioria que lhe assiste o direito de levar a vida como bem lhe quadre, de limitar, por exemplo, o número dos filhos, sem qualquer interrupção dos prazeres carnais.
É desse mal que a França morre.
Desde a guerra o governo começa a procurar os remédios a tão lamentável estado de coisas. Baixa leis familiares e prepara outras tantas. Propende a melhorar o destino da família. A própria indústria mete-se pela vereda dos sacrifícios generalizando a instituição dos sindicatos familiares.
Ninguém se iluda, entretanto, com o valor desses remédios. São meros paliativos. É a alma que se precisa atingir. São os costumes que se trata de reformar. E isso não se consegue a custa de dinheiro.
Eis o motivo que nos levou a relembrar às famílias cristãs os deveres da moral familiar.
É ela o alicerce do futuro espiritual e social do país. A ela dedicamos as páginas que se seguem.
~ * ~
ÍNDICE
Prefácio
I - A Família
II - Bom Humor e Moral Familiar
III - A União Moral e Espiritual dos Esposos
IV - O Magno Dever
V - Da Educação dos Filhos
VI - A Vocação dos Filhos
VII - A Educação do Sentimento e o Preparo ao Matrimônio
VIII - O Dever Social da Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html