RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

08 agosto, 2013

A Vida Religiosa e o Apostolado

Frei M. Vicente Bernadot, O.P.
Livro de (?) - 206 págs


JOVENS!
ESTE LIVRO É PARA VOCÊS
O ideal da vida religiosa ainda exerce, em nossos tempos, poderoso atrativo sobre os mais puros e os mais generosos dentre vocês. É grande o número dos que, tencionando elevar o próprio destino ao máximo de nobreza e utilidade, e sentindo borbulhar no coração o desejo da vida perfeita, julgam ouvir o apelo feito outrora ao jovem príncipe do Evangelho: “Vende tudo o que possuis, vem e segue-Me”.
Vago, entretanto, é o conhecimento de muitos, a respeito da vida religiosa, mesmo entre aqueles que a colocam bem alto; falta-lhes além disso, muitas vezes, o conselheiro desinteressado que lhes poderia revelar a beleza austera e fecunda dessa vida. Um dos males do nosso tempo é que entre os chefes postos pela Providência à frente da mocidade cristã, alguns procuram falsos pretextos para desviar os jovens da vida religiosa, que o próprio Deus, entretanto, apontou aos corações generosos como o mais perfeito ideal. Dai, tantas existências perdidas e estéreis.
No momento decisivo de orientar definitivamente o seu futuro, quisera este pequeno livro vir em auxílio de vocês, fazendo-lhes conhecer melhor o ideal proposto por Nosso Senhor Jesus Cristo e como tentou realizá-lo uma das grandes Ordens, que, segundo o veredicto da Santa Igreja, dele mais se aproximou.
É de coração que lhes oferecemos este livro. Primeiro, porque os convida a abraçar o que de maior pode haver no mundo: a vida religiosa e o apostolado — brotando este das energias íntimas daquela.
Coisa admirável na Igreja: sempre se pode empolgar o mais humilde dos homens, contanto que ame a Deus, com a simples apresentação de elevados pensamentos e nobres ideais.
Além disso, estas páginas não expõem uma teoria abstrata, mas uma concepção de vida que já demonstrou seu valor. Atestam sua eficácia sete séculos de existência. Declaram dever-lhes a santidade e a coragem uma multidão de santos, de mártires e de grandes homens. Nada mais fazemos do que repetir o que eles dizem: “Falamos daquilo que sabemos, damos testemunho daquilo que vimos”.
A Providência determinou a cada um de nós o seu lugar. No universo toda criatura tem utilidades na conquista das almas, temos todos uma função a exercer, missão de luz e de redenção. Grande graça é conhecê-la; e executá-la, nosso primeiro dever.
É para auxiliar vocês a discerni-la, que lhes oferecemos estas páginas.
São o resultado da experiência.
Talvez sejam vocês do número daqueles que Deus chamou à "obra régia da redenção das almas".
Leiam e, perante Deus, reflitam...

~ * ~ * ~


ÍNDICE

Dedicatória

Capítulo Preliminar: Fundação da Ordem

1ª PARTE
Preparação ao Apostolado
Capítulo Primeiro: A Perfeita Renúncia Evangélica
Capítulo Segundo: A Vida Contemplativa
Capítulo Terceiro: Preparação ao Apostolado

2ª PARTE
O Exercício do Apostolado
Capítulo Primeiro: Caráter do Apostolado Dominicano
Capítulo Segundo: A Pregação
Capítulo Terceiro: As Missões
Capítulo Quarto: O Ensino

3ª PARTE
Nossos Modelos
Capítulo Primeiro: São Domingos
Capítulo Segundo: Os Santos
Capítulo Terceiro: Os Mártires
Os Dominicanos no Brasil

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html