RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

22 novembro, 2013

A linguagem doutrinária da Santa Igreja

 pelo Pe. José Lourenço
Livro de 1945 - 246 págs


Download do livro                         Download da Transcrição


O presente livro traz definições breves e acessíveis a todos, dos principais termos (de A a Z) presentes na linguagem doutrinária da Santa Igreja.

CARTA AO AUTOR

Meu reverendo e caro Padre

Muito obrigado por me ter dado ensejo de ler o seu novo livro Dicionário da Doutrina Católica. É um dicionário popular, sem dúvida, mas muito útil e oportuno.
Se a frase do Pe. Mateo, o povo português é o melhor do mundo mas é muito ignorante, é um pouco exagerada quanto à primeira parte, é bem certa e verdadeira quanto à segunda.
A ignorância em assuntos religiosos, mesmo entre a classe culta, é tão grande que por vezes nos espanta e entristece-nos sempre.
Urge combater com todas as nossas forças essa praga, causa de muitos outros males morais.
Ao sacerdote mais do que a ninguém compete ser a luz do mundo e «ir por toda a parte ensinar todos os povos».
Quantas vezes o nosso bom povo pede pão e não há quem lho reparta? (Lam. IV, 4).
Após os numerosos livros e opúsculos de V. R.ma: O Santo Evangelho de Jesus Cristo, Cartas confidenciais sobre o Casamento, Considerações Cristãs, Lições de Doutrina Católica, Vida dos Santos do Calendário Romano, Catequese Prática, Hora Santa, Quadros da História Bíblica, Como Pedrinho conheceu Jesus, O meu livro de Doutrina e de Missa», etc. este vem em boa hora e irá por toda a parte espalhar a boa doutrina. A sua luz modesta, mas segura e clara, muito poderá contribuir para esclarecer os espíritos ávidos de verdade. A todos dará conhecimentos sobre a doutrina católica, em alguns talvez desperte a vontade de a aprofundar mais.
Felicito V. R.ma por teimar em não pôr debaixo do alqueire a candeia acesa e em praticar obras boas, luminosas, das que recomendava o divino Mestre: «luza a vossa luz diante dos homens de tal sorte que, vendo as vossas obras boas, deem glória a vosso Pai que está nos céus» (Mt. V, 16).
Glorificar a Deus, contribuindo para o bem do povo, é bem realizar o belo lema de que fala o Doutor Angélico: contemplata aliis tradere, dar aos outros o fruto da sua contemplação.
Contemplação que é o resultado do estudo e da oração, da graça de Deus e do esforço pessoal. Estudo e esforço que frequentemente são um sacrifício, uma penitência, sobretudo quando outros trabalhos apostólicos absorvem a nossa atividade e nos vão roubando com o tempo as forças e o vigor do espírito.
Ainda assim é para desejar que V. R.ma se imponha muitas destas penitências para bem do povo cristão. Feliz penitência que tão «dignos frutos» produz e que animada pelo amor de Deus e do próximo tanto pode merecer!
Aceite, reverendo e caro Padre, com as felicitações e os agradecimentos reiterados, a expressão de estima e dedicação do
                              V. R.ma
                          ínfimo servo em J. C.

Porto, Páscoa da Ressurreição de
Nosso Senhor Jesus Cristo, 1-IV-1945.
  
                                          Fr. Tomás Maria Videira O. P.

~ * ~

DUAS PALAVRAS
  
Três fins me propus na organização deste Dicionário:
Ø — Oferecer a Deus o meu trabalho como uma penitência;
Ø — Contribuir para o bem do povo cristão;
Ø  — Glorificar a Deus com o bem que pode produzir.
Penso que os cristãos encontrarão na leitura deste livro: instrução e educação, — os dois requisitos indispensáveis para, com a graça de Deus, poderem viver como verdadeiros cristãos. Assim lhes desejo e assim seja.
O AUTOR.



__________
OBS.: Agradeço ao leitor que enviou estes arquivos por email e que gentilmente tem colaborado com o blog, certamente Nossa Senhora também o recompensará de forma muito generosa por estar contribuindo para dar maior honra e glória à nossa Santa Madre Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html