19 de maio de 2013

Coleção "Vozes em Defesa da Fé" - Caderno 07

à luz da História e da Astronomia
Vozes em Defesa da Fé - Caderno 7
José Bernard, S. J. 
Livro de 1954 - 69 págs



   "[...] O interesse que levantou a condenação eclesiástica do físico e astrônomo pisano Galileu Galilei, o famoso "Caso Galilei", é manifestado pela literatura que provocou e ainda suscita em todas as línguas culturais. Quando, no século passado, a cúria romana franqueou as atas dos processos de 1616 e 1632, quase imediatamente e no mesmo ano de 1877, os documentos principais foram publicados em três línguas: alemã, francesa e italiana. Desde então propriamente não se pode mais falar de "Questão Galilei", pois todos os fatos estão à luz do dia.

   Sem falar dos inúmeros ataques à Igreja Católica, onde domina a má fé, podem-se apontar  numerosos estudos bem documentados, que levam ao público o conhecimento do caso.

   [...] Quem não ouviu falar de Galileu Galilei? O grande sábio, o gênio turbulento, matemático, físico, astrônomo, observador e pensador, lutador vitorioso e derrotado, promovendo a  ciência e sucumbindo a erros, entregue a altas contemplações e inclinado aos prazeres da vida, admirado e louvado, criticado e acusado, elevado aos fastígios da glória e humilhado  como réu e criminoso. Como sua vida está cheia de estranhos contrastes e contradições,  também o é sua memória na história. Seus admiradores o exaltam, seus adversários o condenam. Boa e má fé se misturam, como também os fatos históricos se entremeiam com  lendas. O que devemos pensar deste homem enigmático?
   A esta pergunta não é possível responder em poucas palavras. O presente trabalho  procura elucidar o "Caso Galilei", expondo e ponderando os fatos históricos, tirados de  documentos originais e transmitidos por testemunhas fidedignas. Ouvindo as próprias palavras de Galilei e dos mais atores da tragédia, ser-nos-á possível separar a lenda da verdade e formar um juízo seguro e justo. [...]"



OBS.: Agradeço ao blog amigo Porque Creio  que gentilemente nos enviou este arquivo. Que Nossa Senhora lhe retribua por esta generosidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo