Conferências sobre a Divindade de Jesus Cristo
P. José Antonio de Laburu, S.J.
Livro de 1966- 101 págs
Transcrição feita em 2012 - 55 págs


"Senhores!
Que ânsia de viver palpita no homem!
Quanta preocupação pelos problemas da vida!
Problema internacional gravíssimo: desarmamento, intercâmbio comercial. Problema nacional:produção, orçamento, etc... Problema familiar: emprego, manutenção do lar, futuro dos filhos. Problema individual: trabalho, doença... Haverá aqui um só homem que não seja. atormentado por qualquer preocupação?
Quantas preocupações científicas! A constituição da matéria! Problemas psíquicos... o enigma da psicose; problemas histológicos... Qual será a patogenia do câncer? Problemas químicos... históricos...
Os problemas da Bolsa e da técnica industrial...
Como esses problemas inquietam os homens! Como absorvem sua atividade! O mundo se agita como um possesso! Terei, por acaso, que me alongar para dizer que o mundo se acha profundamente preocupado com o problema do existir?
E o problema religioso? Como contrastam com aquelas preocupações a despreocupação religiosa e o descuido pelo problema religioso!
Para muitos ele nem existe. Não tomam conhecimento dele, nem lhe dão a menor importância... É assunto ultrapassado, que não merece atenção!
Quantos o desprezam... e quantos o odeiam! Não conheceis, senhores, pessoas que desprezam e até odeiam o problema religioso?
Dirigindo-me aos homens — a grande vantagem de dirigir-me a homens é poder falar ao seu característico, a inteligência — desejava, simplesmente, à maneira de introdução, fazer umas reflexões sobre essa terrível despreocupação religiosa. Convido-os, senhores, não a ouvir, mas a pensar, a se voltar para o interior de si mesmos e a meditar. "

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...