4 de agosto de 2011

Nossa Senhora das Mercês

Organização - Pe. José Herculano de Negreiros - Mercedário

 
     A invocação ou nome de Nossa Senhora das Mercês é uma a mais entre as muitas que são dadas à única Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo e, por isso, mãe espiritual de cada cristão e de toda a Igreja.
   Esta invocação das Mercês data de princípios do século XIII, quando os maometanos dominavam parte da península Ibérica, faziam incursões às terras praianas da França e Itália e nos mares assaltavam as embarcações para, de toda forma que podiam, roubar, matar e levar para o cativeiro ou escravidão no norte da África os homens, mulheres e crianças que encontravam.
     Os cristãos capturados eram submetidos a trabalhos forçados e à dura escravidão, da qual podiam melhorar ou livrar-se renunciando à Fé Católica e abraçando as doutrinas e costumes muçulmanos. Infelizmente, muitos, ante a impossibilidade de aguentar vida tão ignominiosa, terminavam fazendo a vil troca de Cristo e sua Igreja por Maomé e seus costumes.

    


   Segundo antiga tradição, foi a mesma soberana e bondosa Rainha do Céu, Mãe do Divino Redentor, quem manifestou a Pedro Nolasco que era vontade do seu Filho, Jesus Cristo, fundasse uma Ordem religiosa totalmente dedicada a ajuda e redenção dos cativos cristãos.





     No dia 10 de agosto de 1218, o bispo de Barcelona (Espanha), D. Berenguer de Palou, na própria catedral, na presença do rei Jaime I de Aragão e muito público da cidade, S. PEDRO NOLASCO e Treze Cavalheiros faziam a Deus solene entrega de suas pessoas, energias e bens para dedicar-se a Redenção e ajuda dos Cristãos na escravidão dos maometanos, em grave perigo de perder sua Fé.
   Desde essa data memorável até 1779 (em que se terminou a escravidão) os Frades Redentores de N. Sra. das Mercês ou Misericórdia, como o povo os chamava, conseguiram efetivar com incontáveis trabalhos e sacrifícios, mais de Trezentas Redenções, comprando, à troca de mercadorias e dinheiro, 60.000 cristãos, aproximadamente, em grande risco de apostatar sua Fé.
    Com o descobrimento das Américas os Padres Mercedários missionaram em todas as atuais nações da América espanhola, espalhando o conhecimento e amor de Cristo e também o de sua Mãe, sob o nome de N. Sra. das Mercês.


Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo