3 de julho de 2011

Livro indicado para os professores de Catecismo - Reformatado

Mons. Álvaro Negromonte
Livro de 1961


  "O rigor com que a Igreja exige dos pastores e curas de almas o ensino do Catecismo é o melhor índíce da sua importância e necessidade. Basta reler Pio X na celebrada Acerbo nimis sobre a doutrina cristã. Nao vamos repetir aqui o que disseram os Santos Padres, os grandes bispos do mundo, os catequistas mais notáveis em todos os tempos. Basta-nos a palavra do santo Pio X que, depois de dizer que o Catecismo é "a instituição mais útil para a glória de Deus e salvação das almas", acrescenta estas palavras terríveis de Bento XIV: "Afirmamos que uma grande parte dos que estão condenados aos suplícios eternos, sofrem perpetuamente esta desgraça por ignorância dos mistérios da fé". Como andar por caminhos que se não conhecem? Como aceitar dogmas, que se ignoram? Como se pode amar o que se estima de pouco ou de nenhum valor?
  Da finalidade mesma do Catecismo, podemos tirar um poderoso argumento em favor de sua necessidade.
 Há, porém, um argumento, ainda mais fácil, mais palpável, que é o da decadência dos costumes. Não bastará transmitir a doutrina. Faz-se preciso torná-la viva, assimilável à alma da criança."
  
  "Não é à memória da criança que se busca atingir pelas fórmulas preciosas decoradas palavras por palavras. É à inteligência que urge tocar, para, desta forma galgarmos à vontade, ao coração que queremos conformar, impregnar de Cristo".

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo