RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

31 agosto, 2011

Que este livrinho ilumine algumas almas!! - Reformatado

Seus Sinais, Consequências, Remédios
Mons. Ascânio Brandão
Livro de 1948 - 48 págs


DUAS PALAVRAS

 Ao anunciar a ruína do templo e os últimos dias do mundo, Nosso Senhor predisse: E porque abundou a iniquidade se há de resfriar a caridade de muitos. Quoniam abundavit iniquitas refrigescet caritas multorum. (Mt 24, 12).
 Parecemos chegados a estes dias sombrios. Resfria-se a caridade, o fervor de tantas almas, enquanto a iniquidade cresce assustadoramente. A tibieza é o grande flagelo. É o espinho mais doloroso do Coração de Jesus. Sobretudo a tibieza das almas consagradas a Deus, das almas outrora fiéis à graça.
  Não se presta bastante atenção à tibieza, esta mediocridade perigosa e funesta na vida espiritual. Daí tanta falsa piedade e esta ausência do verdadeiro espírito evangélico, do sentido cristão na vida de muitos devotos e devotas. O espírito de sacrifício, o senso da responsabilidade, a seriedade, a tremenda seriedade da vida cristã de que fala Bossuet, tudo isto anda aí tão esquecido, tão mal compreendido. Só almas fervorosas poderão salvar este mundo paganizado. Almas de elite. Almas de neve e corações de fogo no dizer do Pe. Mateo. Mas elas são tão raras, tão raras, meu Deus!
  Que este livrinho seja uma centelha e provoque incêndios e ilumine algumas almas.
 Eu o consagro ao Divino Coração de Jesus, fornalha ardentíssima de Amor.
  Cor Jesu, flagrans amore nostri. Inflamma cor nostrum amare tui!
  Coração de Jesus, todo abrasado de amor por nós, inflamai nosso coração nas chamas de vosso amor!                                                                                                      Mons. Ascânio Brandão


        
     "A alma caída em tibieza não pensa em se corrigir de suas faltas: e estas se multiplicando a tornam de tal sorte insensível aos remorsos, que um dia chega onde se acha perdida, sem que sequer o tenha percebido!" 
Santo Afonso Maria de Ligório
A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo)





QUE É A TIBIEZA?

 A tibieza é uma doença espiritual e das mais graves e perigosas. É o verme roedor da piedade. Micróbio terrível! Mina o organismo espiritual, sem que o enfermo o perceba. Enfraquece a pobre alma. Amortece as energias da vontade. Inspira horror ao esforço. Afrouxa a vida crista. Espécie de languor ou torpor, diz Tanquerey, que não é ainda a morte, mas que a ela conduz sem se dar por isso, enfraquecendo gradualmente as nossas forças morais. Pode-se compará-la a estas doenças que definham, como a tísica, e consomem pouco a pouco algum dos órgãos vitais. É uma sonolência, um sistema de acomodações na vida espiritual.
  O tíbio não quer lutar. Tem horror ao combate da vida cristã. Não compreende a palavra de Nosso Senhor no Evangelho: Eu não vim trazer a paz, mas a guerra!
  Guerra ao pecado, guerra às paixões, guerra à indiferença.
  Quem não é por mim, é contra mim!
 O tíbio não compreende este radicalismo sublime do Evangelho e da cruz.
  Numa palavra o define bem o Espírito Santo: é morno. Nem frio, nem quente.
  Nem o ardor da caridade, o fogo do amor, nem o gelo da descrença e da impiedade e da morte da alma.
  A tibieza é uma inércia espiritual. Um estado lamentável da alma.
  É a mediocridade que se contenta com não ofender a Deus pelo pecado mortal, mas não quer evitar o pecado leve, fugir do relaxamento na vida espiritual[...]


Nota do blog:


     Na edição de 15 de janeiro de 1950, o Jornal Santuário de Aparecida trazia artigo assinado pelo Monsenhor Ascânio Brandão. O texto, intitulado “Estômago de Avestruz”, fazia referência à proliferação de jornais dispostos a propagar o comunismo e as práticas marxistas. Mons. Brandão também demonstrava preocupação com a falta de espaço para o catolicismo, face à abertura cada vez maior para a divulgação de seitas como o espiritismo, o protestantismo, o teosofismo, dentre outras.

Um comentário:

Darildo de Souza Fernandes disse...

O que não diria Monsenhor Ascânio nos dias de hoje, no pleno ecumenismo reinante, da Unitatis redintegratio a famosa UR, é lamentável.

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html