12 de setembro de 2017

Novena em Honra à Nossa Senhora das Mercês

Organização - Pe. José Herculano de Negreiros - Mercedário

 
     A invocação ou nome de Nossa Senhora das Mercês é uma a mais entre as muitas que são dadas à única Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo e, por isso, mãe espiritual de cada cristão e de toda a Igreja.
   Esta invocação das Mercês data de princípios do século XIII, quando os maometanos dominavam parte da península Ibérica, faziam incursões às terras praianas da França e Itália e nos mares assaltavam as embarcações para, de toda forma que podiam, roubar, matar e levar para o cativeiro ou escravidão no norte da África os homens, mulheres e crianças que encontravam.
     Os cristãos capturados eram submetidos a trabalhos forçados e à dura escravidão, da qual podiam melhorar ou livrar-se renunciando à Fé Católica e abraçando as doutrinas e costumes muçulmanos. Infelizmente, muitos, ante a impossibilidade de aguentar vida tão ignominiosa, terminavam fazendo a vil troca de Cristo e sua Igreja por Maomé e seus costumes.

    


   Segundo antiga tradição, foi a mesma soberana e bondosa Rainha do Céu, Mãe do Divino Redentor, quem manifestou a Pedro Nolasco que era vontade do seu Filho, Jesus Cristo, fundasse uma Ordem religiosa totalmente dedicada a ajuda e redenção dos cativos cristãos.





     No dia 10 de agosto de 1218, o bispo de Barcelona (Espanha), D. Berenguer de Palou, na própria catedral, na presença do rei Jaime I de Aragão e muito público da cidade, S. PEDRO NOLASCO e Treze Cavalheiros faziam a Deus solene entrega de suas pessoas, energias e bens para dedicar-se a Redenção e ajuda dos Cristãos na escravidão dos maometanos, em grave perigo de perder sua Fé.
   Desde essa data memorável até 1779 (em que se terminou a escravidão) os Frades Redentores de N. Sra. das Mercês ou Misericórdia, como o povo os chamava, conseguiram efetivar com incontáveis trabalhos e sacrifícios, mais de Trezentas Redenções, comprando, à troca de mercadorias e dinheiro, 60.000 cristãos, aproximadamente, em grande risco de apostatar sua Fé.
    Com o descobrimento das Américas os Padres Mercedários missionaram em todas as atuais nações da América espanhola, espalhando o conhecimento e amor de Cristo e também o de sua Mãe, sob o nome de N. Sra. das Mercês.


5 comentários:

Robson Sacramento disse...

O link está quebrado.

A_Católica disse...

Salve Maria, Robson!

Este arquivo será reformatado e o link repostado, por favor aguarde,

Saudações!

Unknown disse...

Salve Maria Imaculada!
Não consegui baixar a novena.
Aguardo a reformatação

Grata

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Link retificado e, gentilmente vos peço, não deixe de nos ajudar ao efetuar qualquer download,

Deus lhe pague!

Saudações!

Fabiana G. disse...

Agora deu certo!
Sim com certeza ajudarei.

Obrigada por disponibilizar tais obras e devoções.
Que Nossa Senhora abençõe e favoresça seu apostolado.

Salve Maria Imaculada!

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo